Empresas de internet testam novo protocolo de acesso

Desde 3 de fevereiro de 2011, os administradores de grandes redes de computadores e de empresas na internet estão com um problema: acabaram-se os endereços. O antigo protocolo para criação de endereços na web, o IPv4, se esgotou totalmente com a distribuição do último lote pelo ICAAN, corporação responsável pela geração e distribuição dos números de IP que estão por trás dos nomes dos sites que você acessa todos os dias.

A solução óbvia era a criação de um novo padrão para a geração dos endereços. Um padrão que pudesse lidar com o número crescente de sites e, principalmente, de aparelhos capazes de acessar a internet. Esse padrão já existe e se chama IPv6 e você pode saber muito mais sobre essa história no nosso especial.

ip

Mas ainda vai levar um tempo para que todas as empresas que dependem desses endereços adaptem seus equipamentos para o novo formato. É aí que entra o IPv6 Day, que acontece nesta quarta-feira, 8.

Trata-se de uma iniciativa da Internet Society e abraçada por empresas como a Microsoft (no Bing), Facebook, Google, Yahoo! e outras gigantes que irão fazer os primeiros testes com o novo protocolo. Os criadores da iniciativa esperam que outras empresas aproveitem o dia para ver o quanto a mudança irá afetar o seu trabalho.

Não há motivo para preocupações para nós, usuários mortais da internet. Os testes acontecem nas catacumbas onde ficam os servidores das empresas, e não devem afetar em nada a nossa experiência de navegação. A única que alerta para “algum tipo de problema de conectividade para um número pequeno de usuários” é a Google.

Fonte: Engadget

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Informação, Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s