Um site, múltiplos domínios, conteúdo duplicado?

“Tive uma idéia! Vou comprar 50 domínios!” Ao pesquisar no Google por diversos de seus produtos, o dono de uma empresa descobriu que vários resultados da primeira página Google tinham a palavra pesquisada no nome do domínio. Rapidamente, definiu 50 domínios com variações dos nomes de produtos e ordenou ao pessoal de TI para registrá-los no registro.br e apontá-los para seu site. Criou anúncios em sites de classificados para que os novos domínios tivessem mais visibilidade e a estratégia parecia dar algum resultado, até que um belo dia todos os domínios despencaram ou sumiram do Google.

Conteúdo Duplicado

Conteúdo Duplicado

Basicamente, o que aconteceu é que o Google indexou os domínios como sites separados e detectou conteúdo duplicado em todos os 50, pois afinal todos os 50 domínios eram de fato o mesmo site. Percebeu ainda que todos os 50 pertenciam ao mesmo endereço IP e foram registrados pela mesma entidade. Palavras do Google, “Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado”

Comprar diversos domínios funciona principalmente nas seguintes situações:

  • A sua empresa norueguesa tem o site Norggagonagasriika.no e nenhum cristão no Brasil consegue digitá-lo. Você cria um domínio mais fácil e faz um redirecionamento 301 (permanente) para o site original, e é esse domínio que você vai divulgar no Brasil;
  • Você decide criar hotsites para cada um dos 50 domínios, mas cada um com conteúdo exclusivo. Dessa forma, você pode criar quantos sites quiser sem ser penalizado pelo Google por conteúdo duplicado.
  • Você faz redirecionamentos 301 (permanentes) dos 50 domínios para o seu site. Eles não vão aparecer nos resultados do Google, mas você pode usar esses domínios para campanhas offline, como jornal e televisão, ou para “guardá-los” para futuros hotsites.

Este é um conceito básico para quem mexe com SEO, mas já me deparei várias vezes com problemas como o acima, feito por webmasters com bons conhecimentos de SEO, que posicionaram na primeira página os seus sites e viram tudo isso ir por água abaixo por um deslize destes.

Rule of thumb: Para cada domínio, conteúdo exclusivo!

Por: Schultze | Blog SEO Marketing

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em SEO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s