Conheça o mundo das câmeras semi-profissionais

Descubra o que diferencia esse tipo de aparelho das outras câmeras compactas e profissionais.

Câmeras Semi-Profissionais

Câmeras Semi-Profissionais

Nem sempre as câmeras de bolso conseguem dar conta das imagens que queremos captar. Se você é fã de fotografia, talvez esteja na hora de conhecer um pouco mais dos recursos das máquinas semi-profissionais e profissionais.

Para começar, é bom entender que a indústria divide as câmeras em pelo menos 3 categorias. As profissionais, as semi-profissionais e as compactas. Essas últimas são as mais comuns, é claro. As câmeras compactas estão por todos os lados, e oferecem bons recursos.Essa aqui, por exemplo: tem opções de velocidade de captação, tempo de exposição e até mesmo uma grande variação de escolha do ISO. Para quem não sabe, o ISO é um tipo de escala que – grosso modo – serve para ajustar a sensibilidade à luz.

Mas, estamos falando de câmeras compactas, então os recursos não são muito abrangentes. Além disso, em nome da economia e do tamanho, todos os modelos tendem a agrupar todos os controles em um ou dois botões, o que dificulta um pouco a agilidade de quem já está interessado em fotografar mais do que a festa de aniversário em família.

Outra diferença importante é que as câmeras compactas não tem a opção de troca de lentes. Isso, só a partir das chamadas semi-profissionais para cima. Trocar as lentes permite que as câmeras sejam adaptadas ao uso que o fotógrafo deseja fazer. Dá para obter mais profundidade, maior seleção de foco ou realizar uma imagem em macro, por exemplo. A lente, nesses casos, é item indispensável. Então, essa é a primeira dica: se você pensa em comprar uma câmera semi-profissional, cheque o preço das lentes, muito provavelmente você vai precisar comprar uma separadamente.

“A semi e a profissional, sem nenhuma lente não funcionam. Só o corpo dela faz uma foto em branco. Dá para ver que só o sensor sendo exposto não sai nada. A lente cria a imagem e joga no sensor a imagem relativa milimetragem também”, explica o fotógrafo Julio Brunet.

Diferente das câmeras compactas, as profissionais e semi-profissionais também têm a opção de captar imagens sem muita compressão. As máquinas compactas comprimem automaticamente as fotos em formato JPEG, o que reduz a qualidade da imagem. Já os outros modelos têm a opção de gravar as fotos em RAW (lê-se Ró). Em inglês, RAW significa cru. E é isso que essas máquinas fazem: arquivam sem tratamento, preservando mais detalhes da imagem. O detalhe é que esse tipo de arquivo só pode ser aberto em programas específicos, como o Photoshop.

Nas máquinas digitais, os sensores têm grande influência no resultado final da imagem. Apesar do número de pixels ser comumente associado à qualidade da foto, essa equação nem sempre está correta. Uma câmera semi-pró até pode ter uma quantidade menor de pixels que uma máquina compacta, no entanto, o seu sensor é maior, o que confere mais qualidade aos pixels existentes. Essa também é uma das principais características que diferencia uma câmera semi profissional de uma profissional – as profissionais costumam ter os maiores sensores. No resto, as duas são bem parecidas.

As câmeras compactas continuam sendo uma boa pedida para as recordações do dia-a-dia. Mas se você quer um pouco mais das suas fotos, ou até mesmo se arriscar no mercado profissional, as semi-pró podem dar aquela liberdade de configurações que você talvez esteja sentindo falta.

Fonte: Olhar Digital
Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Fotografia

8 Respostas para “Conheça o mundo das câmeras semi-profissionais

  1. Nossa, eu to tentando achar uma câmera semi-profissional e como eu quero fazer um curso de fotografia porque não entendo muita coisa, eu tenho muitas dúvidas pra comprar uma… dizem que a sony é a melhor marca pra comprar, só que é MUITO cara. Agora que li isso ajudou pra tirar um pouco das minhas duvidas.

  2. Beatriz

    eu queria saber qual câmera é melhor, seria uma D3000, D3100 ou uma D5000 da marca Nikon? ou qual semi profissional da Nikon é melhor?

  3. Walkiria

    Meu eu amo foto e tenho 7 cameras profisional essa é liinda

  4. Suh

    Olá, quero comprar uma camera semi-pró. Gosto muito de fotografar, não tenho curso nem nada, mas amo fotografia. Eu estou pensando em comprar uma nikon p100. Gostaria de saber se para uma amadora ela é adequadam se não qual seria (com um valor bom) e se ela já vem com alguma lente?!! Aguardo resposta!!
    Obg.

  5. Juliana

    Estou querendo comprar uma camera semi-pró mas tenho muitas duvidas de qual marca é a melhor e o modelo também… Teria alguma sugestão?

  6. luciano maciel

    Camera Digital Fuji S4000 -14 Mp Zoom 30x Lcd 3 + 8gb +tripe
    acho que essa camera se ajusta a todos os bolços, fora a boa qualidade de imagem automaticamente tratada pelo sistema da camera!

  7. Andreia Lima

    Olá,gostaria de saber qual camera é boa pra usar no dia a dia mas eu gostaria de uma semi profissional com bateria,pois amo tirar foto das pessoas,paisagem perto e longe e tudo que vejo pela frente,com pilhas eu não quero pq acho que descarrega muito rápido se puder me ajudar agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s