Programa gratuito ajuda a economizar papel na impressão

Software chamado GreenPrint World muito interessante, que faz você economizar nas impressões e abraçar a causa “verde”.

O programa orienta o usuário a gastar menos papel na hora da impressão. Uma situação comum é sair aquela última página apenas com uma ou duas linhas e acabar indo pro lixo. Ou então, pior: ao imprimir no Excel, por exemplo, saem várias páginas com pedaços da sua planilha e nada se aproveita, seja porque esquecemos de ajustar a área de impressão ou de dar uma pré-visualizada pra ver como ia sair. Em resumo, desperdício atrás de desperdício!

E não só desperdício de papel, mas de tempo também. Agora imagine esses casos multiplicados diversas vezes por dia e em todo o mundo. Quando começamos a fazer as contas: tantas pessoas em casa mais tantas empresas com tantos funcionários… parecem assustadores os números de papéis jogados fora por inobservância de detalhes de configuração.

Então, para tentar dar um basta ou, ao menos, reduzir significativamente essa condição agressiva à natureza, o fabricante GreenPrint Technologies criou um software capaz de identificar essas situações desastrosas e corrigi-las. Com o GreenPrint World, esses casos corriqueiros tendem a ser coisa do passado. E a natureza agradece.

Software ajuda a poupar papel nas impressões. (Foto: Reprodução)

Software ajuda a poupar papel nas impressões. (Foto: Reprodução)

Como funciona?
O programa se instala como uma espécie de impressora virtual, bem semelhante àqueles programas que geram PDF. Na hora que você mandar imprimir pela impressora criada pelo GreenPrint World, se ele notar que uma página vai ficar com pouquíssimas linhas, faz o alerta: mostra em vermelho quantas e quais páginas são potenciais desperdícios.

Porém, deixa a seu critério imprimir tudo ou descartar o apontado como desnecessário, apesar de — por padrão — considerar a impressão sem perdas. Outra opção é imprimir para um arquivo PDF ou enviar o PDF por e-mail. Dessa forma, economiza-se — mesmo — 100% de papel. Na versão mais nova existe, ainda, o recurso de não imprimir as imagens.

E mais: o software gera estatísticas de impressões que você deixou de fazer e mostra o quanto economizou. Ele também exibe, num belo gráfico, a emissão evitada de CO2, assim como as árvores economizadas.

Programa gera estatísticas de quanto o usuário economizou e quanto evitou de emitir CO2 na atmosfera. (Foto: Reprodução)

Programa gera estatísticas de quanto o usuário economizou e quanto evitou de emitir CO2 na atmosfera. (Foto: Reprodução)

Fica aí a dica para reduzir os gastos e proteger o ambiente ao mesmo tempo!

Fonte: G1 Tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Tecnologia Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s