A CDigital esteve na Conferência Web W3C Brasil

A Equipe CDIGITAL esteve nesta grande conferência onde presenciou as tendências e palestras relevantes e essenciais para o futuro da web.

Conferência W3C Brasil

Conferência W3C Brasil

A 1ª Conferência Web W3C Brasil realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Microsoft e Opera, possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à web, dentre eles acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais, entre outros.

Para Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil, a conferência integrou diversos públicos que atuam com a web, oferecendo importantes discussões como a formação profissional e o ensino de padrões. “Um dos painéis inclusive abordou um assunto polêmico, a necessidade da criação no mercado brasileiro de um processo de certificação profissional. Foi discutido como articular esse processo com os centros de formação e de capacitação, buscando propiciar dentro de um padrão acessível a todos atualização e certificação profissional com as mais recentes tecnologias”, disse.

A audiência não se limitou apenas ao público presente, que atingiu mais de 300 pessoas nos dois dias. No Twitter, a Conferência Web W3C Brasil foi o segundo assunto mais popular da terça-feira, 24 de novembro. Já a transmissão online pela IPTV da Cultura contou com quase 2.500 visualizações somente no primeiro dia.

A conferência ofereceu ao participantes tutoriais e apresentações de trabalhos aprovados por um Comitê de Programa com integrantes oriundos da Puc-Rio, UFMG, UNB, USP, dentre outras organizações. Dois convidados internacionais debateram as novidades planejadas no novo padrão HTML 5 e o uso de recursos com Web Semântica para publicação de conteúdos em grandes sites.

Painel com agências digitais reuniu interessados no debate da produção de mídia para a web de acordo com os novos padrões apresentados na conferência.

Durante o evento, Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, anunciou o lançamento do Prêmio Conexão Cultura – A sua história em suas mãos. A iniciativa é um desdobramento do programa Conexão Cultura e visa reconhecer ações de telecentros e lan houses que vão além das funções cotidianas, com iniciativas que facilitam o acesso dos seus freqüentadores a benefícios culturais e sociais.

Outro destaque foi a apresentação sobre a web como fenômeno social e objeto de estudo, que contou com a presença de Wagner Meira, do INWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Simone Barbosa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web, Sergio Amadeu, da Fundação Cásper Líbero, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio. A abordagem mostrou a importância de gerar uma compreensão multidisciplinar sobre a web, objeto de estudo hoje das ciências sociais, da economia, da psicologia e do direito. A web e suas interações sócio-culturais há tempo já não é mais assunto apenas da ciência da computação ou de tecnologia e infraestrutura de rede.

A transparência de dados por parte do governo também foi um dos temas do evento. No painel “Que dados e como disponibilizá-los”, personalidades do governo comentaram sobre as iniciativas para facilitar o acesso da população a dados governamentais públicos ou de políticas públicas e que possam ser livremente reutilizados pela sociedade.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em CDigital News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s