White, Gray e Black Hats

Existem várias técnicas para colocar seu site em primeiro nos buscadores. As técnicas de SEO se encaixam em três grandes árvores: White Hat (chapéu branco) que são as legais e recomendadas pelos buscadores. Gray Hat, que se utilizadas de forma abusiva são consideradas anti-éticas, embora os buscadores não tenham controle sobre sua prática. Há outras técnicas totalmente ilegais, utilizadas para ter alguma vantagem rápida ou burlar os resultados das buscas. Essas técnicas ilegais são chamadas de Black Hat.

White Hat

São técnicas recomendadas pelos buscadores e podem ser utilizadas sem problemas. Os buscadores conseguem controlá-las e saber se você está quebrando as regras ou está tudo nos conformes.
Duas técnicas de White Hat são: Links internos e criação de conteúdo.

Links internos são links do seu site que apontam para páginas internas do seu próprio site. Um exemplo é o seu menu. Muito sites utilizam javascript ou flash para criar menus e isso pode prejudicar a posição no ranking, os buscadores utilizam seus links internos para navegar e indexar o seu conteúdo.

A criação de conteúdo é uma boa tática para gerar visitação e links em outros sites. Quando recomendamos a criação de conteúdo, não queremos dizer a criação de posts ou páginas em seu site com conteúdo redundante ou sobre qualquer assunto, pelo contrário, é a criação de conteúdo com qualidade, que gere discussão, comentários, seja útil para seu visitante e possa agregar algum valor.

A otimização do site para os buscadores também é uma técnica White Hat. A manipulação de conteúdo, colocação de links estratégicos e estudo de palavras chaves são táticas bem vindas que ajudam o visitante a encontrar a informação. Há uma série de detalhes, como metatags de descrição e keywords, que podem ajudar a ter um bom ranking, basta atentar aos detalhes.

Gray Hat

São técnicas que os buscadores não aprovam, mas não são proibidas, entretanto são consideradas anti-éticas. Mesmo assim, os buscadores não tem como detectá-las. Dois bons exemplos: comprar links e conteúdo duplicado.

Comprar links é algo normal. Você pode comprar um lugarzinho em vários sites, colocar seu banner ou apenas o seu link, isso vai aumentar sua visitação e com esse grande número de links apontando para seu site, conseqüentemente seu pagerank pode aumentar também.

Conteúdo publicado: com a popularidade dos programas de afiliados, o conteúdo duplicado cresceu bastante. Imagine vários sites colocando informações similares ou iguais sobre um determinado produto, com links para um mesmo site. O que poderia ser feito pelos buscadores seria punir sites com o conteúdo similar e simplesmente excluir as páginas com conteúdo idêntico. Essa pode ser uma decisão ruim e é uma tarefa difícil. O usuário de boa fé, que fez apenas para ganhar seu dinheiro pode ser punido simplesmente porque pegou o texto padrão de explicação do produto no site e colou em seu blog, como normalmente acontece.

Podemos dizer que essas técnicas são furos na lei. Você pode fazer, não há como os buscadores, sozinhos, descobrirem e punirem. Mesmo assim, seu concorrente pode denunciá-lo ao buscador, que vai investigar antes de punir seu site. Isso pode ser ruim para você, mas é bom para os buscadores e para os usuários que tem apenas resultados reais.

Black Hat

São técnicas ilegais, utilizadas para tentar burlar o algoritmo dos buscadores para que seu site possa aparecer em primeiro lugar. São totalmente repudiadas pelos buscadores e seu site pode ser excluído dos resultados por conta delas. Não as recomendamos, e se você por um acaso estiver praticando alguma, sugerimos que pare e revise seu site. Algumas são: Excesso de Keywords e texto escondido.

Black hat

Black hat

Excesso de Keywords é provavelmente a tática mais comum. Normalmente o desenvolvedor escolhe as palavras chaves e coloca-as na página com uma letra muito pequena no rodapé, na esperança de o buscador indexar essas palavras e encontrar alguma relevância para elevar o ranking do site.

Os textos escondidos normalmente tem a mesma cor do background. Os buscadores conseguem detectar facilmente texto com a mesma cor do background, portanto é uma tática altamente arriscada, sem contar que os concorrentes podem denunciar seu site, ato mais do que correto.

Tente ficar entre as técnicas de White e Gray Hat. Gray Hat ainda podem ser dispensáveis, e há muita gente que utiliza para sacanear o concorrente. Isso dificulta também os resultados de busca, trazendo resultados que podem não ajudar o visitante. É ruim para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em SEO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s