Que endereço escolher para o meu mobile site?

Considere os benefícios de preparar e manter uma versão de seu site para smartphones. E para reforçar que é mobile, divulgue também um endereço como m.nomedosite.com.br.

Com o rápido crescimento que a internet móvel vem experimentando – impulsionada pelas redes 3G, melhores aparelhos e custos de dados mais acessíveis – muitas empresas e marcas já estão trabalhando a sua presença no celular, oferecendo aos clientes e usuários várias opções de serviços e informações através de mobile sites.

No entanto, grande parte das pessoas ainda desconhece a possibilidade de se acessar esses conteúdos pelo celular, o que traz a necessidade da devida promoção do mobile site pelos donos dos serviços. Isto nos remete à pergunta do título do artigo: qual endereço devo escolher para promover o meu mobile site?

Uma das correntes de pensamento da indústria é que os sistemas na web devem reconhecer automaticamente que é um celular que está acessando a página e então entregar a sua versão móvel. Ou seja, não haveria a necessidade de se gerar um endereço próprio para o mobile site. Para tanto, bastaria o usuário acessar o endereço normal (como http://www.nomedosite.com.br) direto de seu celular.

Há dois senões nesta linha de raciocínio. Primeiro, perde-se a oportunidade de comunicar aos usuários que há uma versão pensada e projetada especificamente para o contexto da mobilidade. Quando há um endereço como, por exemplo, mobile.nomedosite.com.br, o nome já passa diretamente para o usuário a idéia de que há uma versão própria para celulares daquele conteúdo, o que é importante neste momento de adoção da internet móvel.

O segundo problema é uma limitação de natureza técnica. Quando o celular acessa o conteúdo, o reconhecimento automático extrai o modelo do aparelho e o compara com um banco de dados para exibir suas características. Pelos inúmeros lançamentos de novos aparelhos e também modificações nas requisições que as operadoras realizam através do seu gateway, em alguns momentos o sistema pode não identificar alguns aparelhos e então entregar versão full-web do conteúdo (e não a versão mobile, se houver).

Então, se concluímos que é importante designar um nome próprio ao mobile site, ainda falta o próximo passo, que é escolher um formato para esse nome. Há diversas possibilidades, tais como m.nomedosite.com.br, wap.nomedosite.com.br, http://www.nomedosite.com.br/m, mobile.nomedosite.com.br, nomedosite.mobi, entre diversos outros.

O mercado tem tomado como padrão o m.nomedosite.com.br, pois além de ser mais simples para digitação, não traz o preconceito da palavra wap, que remete às experiências dolorosas da época do Wap 1.0. Além disso, apesar do consórcio .mobi realizar um trabalho bem feito com relações a padrões e melhores práticas, o domínio .mobi ainda não se consolidou de fato, o que não justifica a sua adoção como principal endereço (apesar de ser recomendável o registro deste domínio por precaução).

Por fim, algumas empresas também têm escolhido e promovido o endereço iphone.nomedosite.com.br para disponibilizar e comunicar a versão especial para iPhone de seus mobile sites.

Resumindo todas estas questões, recomendo os seguintes passos:

  1. Utilize o subdomínio m.nomedosite.com.br para disponibilizar e promover o mobile site de sua empresa ou marca;
  2. Use um sistema de identificação de celulares para entregar a versão móvel do conteúdo para o usuário, mesmo que esse acesse a versão http://www.nomedosite.com.br (o usuário pode desconhecer a versão móvel ou estar vindo direto de algum link como esse em outro serviço);
  3. Disponibilize a versão para iPhone do mobile site em iphone.nomedosite.com.br, e providencie o redirecionamento para este endereço quando o usuário acessar m.nomedosite.com.br de um iPhone (a comunicação do endereço específico do iPhone é opcional);
  4. Em qualquer um dos mobile sites, dê para o usuário a opção de ver a versão full-web do conteúdo, caso ele ache necessário. Apesar da experiência não ser a mais adequada, celulares como o iPhone ou outros com browsers mais poderosos permitem uma navegação razoável no conteúdo feito para PC e alguns usuários preferem usar esta opção.

É importante lembrar que criar um mobile site vai além de apenas miniaturizar o site da web. As funcionalidades e recursos de interface devem ser devidamente projetados para o contexto da mobilidade, buscando agregar valor extra para os usuários.

Conheça um site bem interessante que disponibiliza diversos conteúdos para este tipo de desenvolvimento “Um mobile site por dia

Fonte – Por Eric Santos

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