Nova geração de navegadores

Neste começo do ano, os principais navegadores do mercado (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome e Opera) ganharam novas versões.

Navegadores

Navegadores

Dos cinco navegadores, somente o Internet Explorer já conta com versão oficial (o lançamento da versão estável foi na última quinta, 19/03). Apesar dos demais serem betas, todos têm boas novidades para os internautas.
A mais importante delas é que os aplicativos estão perceptivelmente mais rápidos para carregar as páginas web – tenham elas scripts, ou não. Prova que os engenheiros investiram a maior parte do desenvolvimento no motor (engine) dos cinco navegadores.

Por conta dessa dedicação dos desenvolvedores, o internauta perceberá que, além de rápida e estável, a nova geração de navegadores não pesa muito no desempenho do sistema operacional Windows. O Internet Explorer 8, por exemplo, consome menos memória do que a versão antiga.

Serviços online

Os cinco navegadores também ganharam aperfeiçoamento nos recursos que executam os novos padrões de web 2.0. O internauta, ao acessar um serviço web 2.0 (como o Google Docs ou Zaho) verá que o carregamento será mais rápido e com menos bugs.

Os fabricantes de browser não capricharam nesses recursos à toa. Eles sabem que aumenta, a cada dia, o número de internautas usando os serviços de aplicativos online. Portanto, se o navegador não se der bem com esse tipo de serviço, estará fadado ao fracasso.

Conheça, abaixo, as características particulares de cada navegador da nova geração.

Firefox 3.1 beta 3:
nesta versão, o browser traz um modo de navegação privativa. Nele, os dados do internauta não são registrados no histórico e no cache do navegador. Os engenheiros do software também adicionaram um novo motor, que aumentou ainda mais a velocidade de carregamento das páginas com scripts e dados multimídia. No teste Acid 3 (que mede a compatibilidade do navegador com os padrões de internet), o Firefox 3.1 beta 3 conseguiu 93 pontos.

Apple Safari 4 beta: a principal novidade da versão é a interface; totalmente remodelada, ela é equipada com um sistema de abas e disposição dos comandos parecida com a do Google Chrome. Tem ainda um recurso que mostra pequenas imagens no lugar das URLs do histórico de páginas visitadas e dos favoritos. O programa também traz inovações no motor, capaz de renderizar imagens e executar scripts web com muita velocidade. No Acid 3, o Safari é campeão:  é 100% compatível com os padrões da web.

Internet Explorer 8: o navegador da Microsoft evoluiu bastante em relação à versão anterior, principalmente na velocidade e estabilidade. Mas ainda deve muito nesse quesito quando comparado aos outros navegadores. A versão 8, contudo, apresenta ao internauta boas ferramentas. Duas legais: a navegação privada (que não armazena dados do usuário) e o filtro que alerta o internauta sobre possíveis perigos em algumas páginas web. No Acid 3, o Internet Explorer deixa a desejar: dos 100 possíveis, conseguiu apenas 20.

Opera 10 Alpha: a interface do 10 é muito parecida com a do 9, a atual versão estável. Mas esse detalhe não esconde uma das principais qualidades do software: a velocidade. O Opera 10, graças a uma tecnologia chamada Presto, demonstra muita agilidade para carregar as pesadas páginas com flash ou com menus feitos em javascript. A ferramenta de e-mail do navegador também ganhou melhorias: agora o internauta pode escrever mensagens em HTML. No teste do Acid 3, o browser demonstrou 100% de compatibilidade com os atuais padrões da web.

Google Chrome beta: nessa versão, o navegador apresenta recurso de zoom das páginas web, scroll automático e o autocompletar, além de uma ferramenta que reajusta as janelas do Chrome no desktop. A inclusão delas demonstra que os engenheiros do Google começam a equipar o navegador para ganhar mercado dos outros aplicativos. Com um novo motor, a versão de testes, segundo simulações do próprio Google, é até 35% mais rápido que a estável. No teste Acid 3, o Chrome conseguiu 78 pontos.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Browsers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s