Portabilidade: veja como trocar de operadora

A partir de segunda-feira (02/03/09), todos os brasileiros terão direito de trocar de operadora mantendo seus números. A portabilidade numérica finalmente estréia em São Paulo capital e mais quatro códigos de área, encerrando o seu ciclo de implementação em todo o território nacional.

Tire suas dúvidas e prepare-se para migrar.

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Como faço para trocar de operadora mantendo meu número?
Entre em contato com a operadora para a qual deseja migrar. Informe seus dados pessoais (nome, endereço, CPF e RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. A nova prestadora agendará a habilitação do serviço com o usuário e informará os procedimentos para a ativação do número.

Tenho que pagar?
A operadora pode cobrar até R$ 4,00 pela troca, mas a maioria delas está efetuando o procedimento gratuitamente.

Em quanto tempo minha linha será trocada?
Após a solicitação, a linha deve ser portada em até cinco dias úteis.

Ficarei sem serviço durante todo esse tempo?
Não. Durante a migração, o serviço poderá ficar indisponível por no máximo duas horas.

Posso trocar de pré-pago para pós-pago, e vice-versa?
Sim.

Posso trocar de tecnologia?
Sim. Você pode trocar de CDMA – o antigo sistema usado pelo Vivo, entre outras operadoras – para GSM, mas também terá que trocar de aparelho e o custo fica por sua conta.

Posso trocar de fixo para móvel?
Não. Só é possível trocar de fixo para fixo e de móvel para móvel. Mas fique atento: você pode trocar de uma operadora fixa, como a Telefônica, para uma móvel que ofereça serviços fixos, como a TIM, que oferece o TIM Fixo. Você também pode migrar para serviços de voz sobre IP, como o Skype, o NET Fone ou o Livre, da Embratel, por exemplo.

Se eu mudar de estado, posso levar meu número comigo?
Não. A troca de prestadora mantendo o número só pode ser feito dentro de um mesmo código DDD.

Posso desistir da troca?
Sim. Você pode desistir da troca em até dois dias, sem nenhum custo.

Meu pedido pode ser rejeitado?
Sim. Se os dados informados estiverem incorretos ou incompletos; se já tiver pedido de troca do mesmo número para outra operadora em andamento; se o número for de outro dono, não existir ou for de um orelhão.

Posso trocar de operadora quantas vezes eu quiser e levar meu número?
Sim, você pode trocar quantas vezes quiser. Mas fique atento ao contrato de fidelidade. Se a operadora celular lhe oferecer desconto no aparelho ou no plano, ela pode exigir em troca que você permaneça como seu cliente por um período máximo de 12 meses. Nesse caso, ela pode cobrar uma multa para o cancelamento do contrato. Fique atento a esses detalhes na hora de assinar o contrato.

Fonte

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