O Visual Studio 2008 vai de Linq e Ajax

O Visual Studio 2008 traz recursos melhorados para desenvolvimento em Ajax e a possibilidade de acesso a bancos de dados por meio da poderosa linguagem Linq. Também se integra melhor a outros produtos da Microsoft, como o Silverlight e a suíte para design Expression. O INFOLAB avaliou a edição Professional do programa. Confira a análise a seguir.

Graças à adoção da linguagem Linq (Language Integrated Query, ou Linguagem Integrada de Consulta), a manipulação de arquivos XML e de bancos de dados no Visual Studio ficou mais fácil para quem está acostumado com linguagens orientadas a objetos. O INFOLAB verificou que é possível criar consultas em C# ou em Visual Basic mesmo sem ter conhecimento de SQL. Além disso, o Linq permite conectar bancos de dados de diferentes tipos, aproveitando-se de estruturas já existentes e de uma interface em que é possível arrastar e soltar itens.

A versão 2008 do pacote de desenvolvimento oferece mais informação para o programador saber onde está acertando ou errando. Ao abrir um arquivo XML, por exemplo, é possível dividir a tela para ver, ao mesmo tempo, código e resultado final. Cada mudança ou adição de informação é refl etida nas duas telas. Outra novidade é a janela que traz estilos CSS para ser usados diretamente. Ao selecionar um item da página, é possível observar quais estilos ele está usando e quais são as propriedades ativadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Tecnologia e sistemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s